This page is available in English. To view it, click here, or you can close this popup to view it in Português.

Como fazer do Aquecimento Global um parceiro dos negocios?

Inovador, positivo e com resultados claros!

About You

read more ↓↑ hide↑ hide

About You

First Name

Lucas

Tell us about yourself/your team.

Sou um caipira nascido no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, sou apaixonado por pescaria, futebol, minha familia e amigos.
Desde muito cedo, seguindo o exemplos que tenho, acredito que trabalho duro, humildade, compromisso com o proximo são chaves para o sucesso.
Seguindo esses principios diariamente e tendo o sonho de me transformar e transformar o mundo onde vivo, pude experimentar experiências marcantes, fui jogador de futebol profissional, motoboy, , universitario no CAASO, engenheiro e agora um pragmatico sonhador na Danone.
Hoje ocupo a cadeira de Gerente de Sustentabilidade, responsavel pela gestão da área e das suas prioridades socioambientais.

What makes you an intrapreneur? What are the skills, capabilities, and personality traits that make you an intrapreneur?

Sempre enxergo os problemas e desafios positivamente e na verdade me atraio por projetos, postura e atividades que realmente sejam desafiadoras, me atraio pelo desconhecido, entendendo que isso é uma oportunidade para crescer e fazer diferença por onde passamos
A ânsia pelo novo, dentro de um coração que se preocupa em fazer do mundo um lugar melhor para todos são os meus combustíveis para propor mudanças e ter sempre energia para desafiar os negócios.
Essa chama da mudança positiva é muito forte em mim, então consigo passa-la, através de relações verdadeiras, sem que se perca o compromisso com os resultados que o mundo dos negócios tanto precisa!
Essa visão de um negocio mais parceiro da sociedade e natureza contagia, faz feliz e estimula a mudança! E essa, eu acho, é minha fortaleza!

About Your Organization

Company Country

Brazil, SP, São Paulo

Primary country where this project is creating social impact

Brazil, SP

Additional countries or regions

Industry

Consumer Products

The information you provide here will be used to fill in any parts of your profile that have been left blank, such as interests, organization information, and website. No contact information will be made public. Please uncheck here if you do not want this to happen..

Innovation

read more↑ hide↑ hide

Select the stage that best applies to your solution

Established (past the previous stages and has demonstrated success)

The Need: What social or environmental problem are you trying to solve?

Há evidências que o Aquecimento Global é um dos maiores problemas que nos vamos enfrentar no médio prazo, esse problema é intensificado pela falta de senso de urgência!
Eu tenho a tarefa de contribuir para a transformação da Danone no Brasil, fazer que a empresa se preocupe com o aquecimento global e mais do que isso aja proativamente para evita-lo!
Desde 2007, a Danone desenvolve seu Programa de Gerenciamento de Emissões GEE. Naquele ano, o CEO fez uma declaração pública do comprometimento da empresa em reduzir suas emissões em 30% ao longo de sua cadeia de 2008 até 2012.
Metas impostas podem ser um remédio ou um veneno para os negócios, cabe a quem recebe a tarefa, estabelecer a forma como esse objetivo será utilizado, dosando-o para que ele transforme e traga os resultados positivos!

The Solution: What is your solution? Be specific!

Estabeleci o Programa de Gestão de GEE que pode ser dividido em 3 fases: planejamento, execução e avaliação de resultados. Todas as fases possuem participação de diversas áreas da companhia.
Na fase de planejamento, estipulamos o target anual alinhado com as áreas. Depois, é realizada a análise do ciclo de vida, que possibilita um planejamento de iniciativas e projetos.
No início as iniciativas eram focadas na fase industrial. Com a sua evolução, iniciativas de logísticas e mudanças em embalagens também se tornaram ganchos para a redução de emissões
Na fase de execução, os projetos são monitorados pelos integrantes do Time de Carbono, (gerentes de diferentes áreas liderados por mim). Nas reuniões há exposição e discussão do impacto dos novos projetos nas emissões da companhia. Desta forma, os responsáveis possuem capacidade de análise de quais atributos podem ser mudados.
Os resultados de todos os projetos são reportados e avaliados mensalmente para alta direção da Danone.

The Solution: Why is this solution innovative for your company and industry?

É inovador por ir além das emissões diretas da sua cadeia produtiva. as iniciativas permeiam vários elos da cadeia de valor, como fornecedores, processo e pós-consumo.
Em consonância com essa ideia propusemos o Acordo de Carbono que foi estabelecido com empresas fornecedoras de matérias primas e embalagens.
Considerando embalagens, um projeto ilustrativo de inovação em embalagens é o FOAM, que significa ‘espuma’ em inglês, devido à adoção de ar em sua composição.

The Model: Walk us through a specific example of how your solution makes a difference; include your primary activities.

O programa de Gerenciamento de Emissões GEE Danone Brasil trouxe impactos positivos.
Consegui propor muitos projetos que reduzem a emissão de GEEs também reduzem custo. Um dos exemplos é a troca da matriz energética das fábricas, antes alimentadas com eletricidade do Sistema Integrado Nacional e hoje exclusivamente com energia de Pequenas Centrais Hidroelétricas. Quando da discussão desse projeto foi eu quem detalhou tecnicamente qual seria o impacto em redução de CO2 e busquei sensibilizar a empresa para a urgência de fazermos essa troca.
A redução dos GEE também ajudou no acesso a novas fontes de capital, pois dentro dos critérios para financiamento de projetos de investimento do Grupo Danone, a redução de emissões de GEEs é levada em consideração. Os projetos com impacto em redução de emissões são considerados “Green Capex”, ou Gastos de Capital Verdes, um exemplo é a substituição da Caldeira a Vapor a Óleo Combustível Residual pela Caldeira a Biomassa na fábrica Poços de Caldas, sob as regras normais de acesso ao capital esse projeto não seria viável, contudo quando consegui demonstrar o potencial de redução que ele traria consegui enquadra-lo como “green capex”, e até hoje é o maior projeto de redução já feito dentro do Grupo Danone.
Por fim, tivemos melhoria de credibilidade e interação entre stakeholders, a criação do inventário GHG Protocol veio acompanhada de sua publicação em plataforma web aberta. Dessa forma, qualquer cidadão pode ter acesso às emissões de GEEs da Danone Brasil de forma transparente, fato inovador para a Danone Brasil.

The Marketplace: Who are your peers and competitors? Identify others also working to address the needs you are and what differentiates you from them. What challenges could these players pose to your success or growth?

Existem diversas empresas comprometidas com a redução das emissões de GEE, contudo poucas delas têm compromissos tão claros e propostas tão objetivas.
A interpretação eu fiz para a Danone sobre os desafios da Mudança do Clima, é que esse é um momento de oportunidade para exercer um protagonismo entre os concorrentes, contudo de forma não egoísta, pois quanto mais empresas comprometidas com isso melhor!
Contudo, acredito que o ambiente inovador que temos na Danone Brasil, o compromisso de fazer da gestão dos GEE um driver para mudança dificilmente poderá ser copiado

Impact

read more↑ hide↑ hide

Founding Story: We want to hear about your "Aha!" moment. Share the story of where and when the founder(s) saw this solution's potential to change the world.

Desde 2007, a Danone desenvolve seu Programa de Gerenciamento de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Naquele ano, o CEO do Grupo Danone Frank Riboud fez uma declaração pública do comprometimento da empresa em reduzir suas emissões relativas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 30% ao longo de sua cadeia de 2008 até 2012.
Em linha com este objetivo, a Danone Brasil desenvolveu ao longo dos últimos 5 anos um Sistema de Gerenciamento de Emissões robusto, integrado à gestão da empresa e que foi capaz de entregar reduções significativas e incorporar inovações à gestão. Os elementos desse Sistema de Gestão incluem:
O objetivo de redução de 30% de emissões até 2012 foi assumido pela Danone Brasil e repartido em objetivos para cada ano. os objetivos anuais foram todos superados, havendo uma redução acumulada até o final de 2012 de 32%.
Liderei esse programa dentro da Danone, contando com a contribuição de todas as áreas da empresa.

What has been the impact of your solution to date?

Desde o início do Programa de Gerenciamento de Emissões de Gases de Efeito Estufa, em 2007, até o final de 2012, houve uma redução acumulada total de 32% ao longo da cadeia produtiva, o que equivale a uma redução de 209 gramas de CO2 por quilograma de produto produzido.
Alguns exemplos são:
- Caldeira a Vapor a Biomassa: redução de 16.244,43 kg CO2/ ano (substituindo caldeiras a óleo BPF)
- Roteirização do DAL: redução de 2.359,92 kg CO2/ ano (otimização das rotas de coleta de leite reduzindo deslocamento)
- Adoção do plástico Green HDPE: redução de 5.420,44 kg CO2/ ano
- Minimização de caminhões vazios no retorno: redução de 4.074,46 kg CO2/ ano
Outro resultado é o número de Acordos de Carbono já assinados: 21 dos nossos maiores fornecedores, já se comprometeram a estabelecer um plano de redução de emissões em um prazo de três anos.
Além disso, percebe-se que tais projetos também trazem outros benefícios ambientais como, por exemplo, a redução de uso de recursos naturais.

What is your projected impact over the next 1 to 3 years?

Tendo todos esses bons exemplos, continuaremos com o nosso compromisso de redução, apostando cada vez mais que esse compromisso com a gestão dos cases de feito estufa é um drives para otimização dos processos, inovação, engajamento do publico interno e reputação.
Além disso, até o momento, 21 empresas já aderiram ao Acordo de Carbono proposto pela Danone Brasil e outras 14 já sinalizaram que irão aderir. Dessa forma, a disseminação da gestão de emissões de carbono já está sendo feita pela Danone, ao longo de sua cadeia de fornecimento.
Acredito que dessa forma conseguiremos levar essa consciência que um programa de redução das emissões dos gases de efeito estufa pode ser um parceiro para os negócios para mais empresa.

What barriers might hinder the success of your project? How do you plan to overcome them?

A principal barreira pode ser a volta da mentalidade de que um programa de gestão das emissões de GEE e um compromisso público podem ser um inimigo do desenvolvimento dos negocio, isso fica cada vez mais latente em momento de baixo crescimento, como passamos agora.
Contudo o remedo para isso é claro, INOVAÇÃO, através de novos produtos, processo ou forma de pensar, certamente trarei benefícios incontestáveis para o negocio da Danone Brasil.

Sustainability

read more↑ hide↑ hide

What is the benefit or value you're creating for your business?

O Programa de gestão de emissões de GEE hoje é um parceiro para os negócios, traz redução dos custos, potencial de inovação.
Como detalhado nas perguntas anteriores são varias as evidências e justificativas para a a manutenção do programa.

How are you leveraging internal resources (funds, time, knowledge, etc.) to support this initiative?

Os recursos internos são movimentos en função do resultado gerado. Quando pensamos nos resultados que um programa de gases de efeito estufa pode trazer nem sempre eles são valorizados pelas outras áreas e pessoas, por isso tive que desenvolver soluções criativas para garantir essa mobilização.
Além de evidenciar ganhos finaceiros impusionados, novos caminhos para inovação, muitas vezes tive que garanti ganhos pessoais, quaero dizer com isso que como muitas vezes as pessoas são movidas por reconhecimento, fiz com que elas fossem reconhecidas pelo esforço em carbono.

Expand on your answer, explaining the long-term funding and support plan.

Não existe uma dependencia financeira clara para a continuidade do programa de gestão dos GEE, o mais importante é manter o engajamento e fazer com que esse programa seja parte da estratégia de negocio.
Essa é a principal chave para garantir a perenidade do processo. Por exemplo consegui que as marcas da Danone tivesse ao menos uma semente de sustentabilidade em suas estratégias, além disso, plantei esse mesmo tipo de semente nas áreas de Suplly Chain e Compras, através da adoção de compromisso publicos e com seus stakeholders.
Os compromisso publicos também são importantes para a manutenção no longo prazo.

Tell us about your partnerships across your company and externally that are key to your project's success.

Para tornar a gestão de GEE uma ação positiva para a empresa as parcerias são fundamentais, primeiro pois elas facilitam o entendimento de ferramentas e metodos, posteriormente são elas que vão lhe garantir credibilidade e reputação no tema e depois a relação com elas garante perenidade.
No meu caso utilizei varias e muito importante, primeiramente a FGV e o CES, a Embrapa, o instituto Ipê o CEMPRE e algumas universidades como USP e UFSCAR todas essas parcerias eu desenvolvi

What internal support have you gotten for your project? What kind of push-back have you received?

As principais críticas eram entorno do resultado efetivo desse tipo de meta, muitas vezes entrei no embate com outras áreas para demonstrar claramente o resultado, além disso as áreas reclamavam sobre como poderiamos tangibilizar as ações.
Por isso tive que contar com importantes apoios, por exemplo do presidente da minha diretoria.

AttachmentSize
slide1.jpg122.96 KB
slide2.jpg104.47 KB
85 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
85 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
89 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
97 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
97 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
97 weeks ago Lucas Urbano updated this Competition Entry.
97 weeks ago Lucas Urbano submitted this idea.