Inovador social – o que você faria com 400.000 francos suíços?

Inovador social – o que você faria com 400.000 francos suíços?

Felicity McLean's picture

Por Christian Frutiger, Diretor de Relações Públicas da Nestlé

A população mundial continua a crescer. De acordo com a ONU, mais de 9 bilhões de pessoas viverão no planeta até 2050. Além da melhoria da expectativa de vida, mais pessoas precisarão ser alimentadas. O acesso à boa nutrição, fontes seguras de água e oportunidades econômicas são necessárias para responder ao desafio do crescimento populacional. Soluções inovadoras nos permitirão acabar com a pobreza, doenças e má-nutrição.

Aproveitar o poder da empresa privada para enfrentar desafios sociais com soluções empresariais é o que denominamos Criação de Valor Compartilhado (CSV). É uma filosofia que tem conduzido a nossa tomada de decisão na Nestlé e é refletida pelo propósito da nossa empresa, melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Nós também temos nos dedicado a encontrar e apoiar empreendedores que exemplificam a criação de valor compartilhado por meio de suas ideias e ações de negócios. Aproveitar essas inovações colocará novas soluções na mesa e, ao mesmo tempo, ajudará a espalhar riqueza e prosperidade. Para reconhecer e promover o trabalho de pioneiros neste campo, lançamos o prêmio Nestlé Criando valor compartilhado em 2010. Hoje lançamos sua edição de 2018.

Este ano a Nestlé tem uma parceria com a Ashoka, a principal rede global de empreendedores sociais transformadores. Juntos, estamos à procura de indivíduos e empreendimentos que estejam ampliando ou gerando novos modelos de negócios nas áreas de nutrição, água ou desenvolvimento rural. Também estamos contentes por este ano, pela primeira vez, a plataforma de inovação aberta [email protected]é ser nosso parceiro de rede para ampliar o alcance dos participantes.

Como a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, temos nos envolvidos em diversos projetos para ajudar a aumentar a capacidade e gerar novas oportunidades de negócios. Estes variam desde a adição de fortificações de micronutrientes aos nossos produtos até o a participação em programas de treinamento de agricultores para nossos fornecedores. Nosso Prêmio Criando Valor Compartilhado é igualmente abrangente - buscando participação de diferentes setores e localidades.

Os vencedores deste ano receberão até 400 mil Francos Suíços para ampliar ou replicar sua iniciativa e poderão, também, ser considerados para participar do processo de seleção de novos Empreendedores Sociais Ashoka. As iniciativas finalistas participarão do Fórum Mundial da Água 2018, em Brasília, Brasil e se apresentarão, ao vivo, ao Conselho de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé.

Identificar e promover essas idéias inovadoras permitirá que elas floresçam. Por meio do Prêmio Criando Valor Compartilhado, esperamos destacar o poder da inovação, mostrando como a abordagem correta das empresas pode gerar sucesso comercial, além de maiores retornos para a sociedade como um todo.

Estamos buscando pelas iniciativas mais inovadoras que estejam trabalhando para gerar benefícios sociais. Para se inscrever no prêmio em inglês, espanhol, português ou em francês, acesse aqui.

As inscrições online estão abertas de 29 de agosto a 31 de Outubro de 2017.

Explore as histórias de impacto da Nestlé ao redor do mundo: Nossas histórias