BoaEtiqueta

Congratulations! This Entry has been selected as a semifinalist.

BoaEtiqueta: Etiqueta da Sustentabilidade

Curitiba, BrazilCuritiba, Brazil
Year Founded:
2015
Organization type: 
nonprofit/ngo/citizen sector
Project Stage:
Idea
Budget: 
$50,000 - $100,000
Project Summary
Elevator Pitch

Concise Summary: Help us pitch this solution! Provide an explanation within 3-4 short sentences.

A BoaEtiqueta é uma solução que media a comunicação entre o vestuário e a máquina de lavar roupa, resultando na seleção automática do ciclo de lavar roupa mais eco-eficiente e integrando esta e outras informações ambientais como um valor agregado a peças encaminhadas para o mercado de roupas usadas.

WHAT IF - Inspiration: Write one sentence that describes a way that your project dares to ask, "WHAT IF?"

E se a máquina de lavar roupa conversasse com a roupa e tomasse a decisão quanto ao ciclo de lavagem mais eco-eficiente? E se esta informação ficasse na roupa, de forma a ampliar seu valor agregado quando da inserção no mercado de usados?
About Project

Problem: What problem is this project trying to address?

Este projeto busca conferir inteligência ao vestuário através de um componente básico: a Etiqueta. Vestuário inteligente pode ser definido como aquele que auxilia o usuário a compreender, refletir, planejar e resolver problemas ao longo de todo o ciclo de vida. No caso da máquina de lavar roupa este “diálogo” é praticamente inexistente, configurando-se como barreira para avanços mais profundos da sustentabilidade.

Solution: What is the proposed solution? Please be specific!

A proposta trata do desenvolvimento de um modelo padrão de etiqueta inteligente utilizando RFID, de forma a estabelecer uma comunicação direta da máquina de lavar roupa com o vestuário. Esta solução visa também integrar a “memória” do consumo de água/energia ao vestuário, permitindo que a máquina de lavar roupa "aprenda" com os hábitos do usuário. Estas informações podem contribuir para a mudança de comportamento do usuário na direção de padrões mais sustentáveis de lavagem de roupa, extensão do ciclo de vida do vestuário e, muito importante, aperfeiçoamento dos critérios para compra e venda do vestuário, seja este novo ou usado.

Awards

artigo publicado na revista Moda Palavra
Impact: How does it Work

Example: Walk us through a specific example(s) of how this solution makes a difference; include its primary activities.

O vestuário “inteligente” tem uma contribuição potencial importante para a sustentabilidade, particularmente na etapa de higienização e limpeza. Esta etapa no ciclo de vida do vestuário, de acordo com BSR (2009) corresponde de 40 a 80% das emissões de carbono. O vestuário pode contribuir com esta etapa do ciclo de vida atuando como mediador da relação do usuário com a máquina de lavar roupa, melhorando a qualidade das decisões tomadas pelo mesmo (eco-feedback).

Impact: What is the impact of the work to date? Also describe the projected future impact for the coming years.

O Projeto E-Wise (coordenado pelo proponente e que derivou a idéia apresentada aqui) buscou, dentre outros objetivos, a caracterização dos “Hábitos de Consumo de Água e Energia”, o que inclui o estudo dos hábitos de lavagem e higienização de roupas. Este projeto está inserido na Rede de Pesquisa 22, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), financiada dentro da Chamada Pública Saneamento Ambiental e Habitação do edital 07/2009. A referida rede tem como foco de estudo “Uso racional de água e eficiência energética em habitações de interesse social”. Um de seus resultados foi a publicação do livro O Hábito de Lavar Roupa (disponível no site da editora Insight http://www.insight.com.br/).

Spread Strategies: Moving forward, what are the main strategies for scaling impact?

A BoaEtiqueta pode virar o padrão de etiqueta do mercado, integrando todos os fabricantes de máquinas de lavar roupa e do vestuário no estabelecimento de um protocolo comum para coleta e armazenamento de dados tanto referentes à etapa de produção (ex: ficha técnica dos materiais utilizados), assim como do desempenho energético e hídrico na etapa de uso. A proposição é comercializar a BoaEtiqueta como um serviço, vendido para a indústria por unidade de produção. Este serviço incluiria a análise regular de dados providos pelos usuários, o feedback ao usuários, etc.
Sustainability

Financial Sustainability Plan: What is this solution’s plan to ensure financial sustainability?

A proposição é o desenvolvimento da etiqueta, em parceria com as organizações representantes tanto do setor de linha branca como do setor do vestuário. Na sequência a solução desenvolvida será disponibilizada em licença aberta, de forma que qualquer empresa do setor de vestuário possa utilizar a solução e integrá-la nos produtos de sua linha de produção. Uma start up será implementada para a gestão das informações oriundas de usuários/indústria.

Marketplace: Who else is addressing the problem outlined here? How does the proposed project differ from these approaches?

Empresas como a checkpointsystems (USA) possuem tecnologia que potencialmente poderia realizar a proposta apresentada neste projeto. Contudo, suas soluções são orientadas a práticas convencionais como a identificação de preços, evitar roubo em lojas e controle de estoque. No campo das máquinas de lavar roupas existem tecnologias que poderiam ser utilizadas para este fim como a Nier Field Communication, tal como a utilizada pela NXP’s smart washing machine. A proposta é integrar estas soluções, disponibilizar em licença aberta e ofertar um serviço de gestão da informação.
Team

Founding Story

Do projeto E-Wise (financiado pela FINEP) verificou-se que os ciclos de lavagem mais utilizados eram o "rápido". No entanto, a maioria das entrevistadas não soube especificar exatamente o tempo de duração dos ciclos que costumam utilizar do tanquinho ou máquina de lavar. Estimam que o processo completo de três molhos seja de aproximadamente 3 horas, entendendo que o processo é demorado e com grande dispêndio de água e energia. A inspiração para a idéia deste projeto foi justamente os erros de escolha do ciclo de lavagem e a falta de transparência para o usuário sobre o efetivo consumo de água e energia realizado. As pessoas expressaram grande desejo de saber o desempenho de seu consumo.

Team

O grupo de pesquisa Design & Sustentabilidade da UFPR tem graduandos, mestrandos, doutorandos e doutores em Design, totalizando em 2015 vinte e cinco pessoas. O grupo de pesquisa é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Design da UFPR.
Value Chain: Where does your work fit into the apparel value chain? [check all that apply]

Raw Materials, Manufacturing, Consumption.

Your Role: What is your relationship to the apparel industry? [check all that apply]

Designer, Researcher.

Target Population: What stakeholder groups do you engage or empower in your work? [check all that apply]

Brands, Consumers, Corporations, Factory Owners, Law Enforcement, Technologists.

● Intervention Focus: What are you trying to achieve / influence? [check all that apply]

Conscious Consumerism, Environmentally Sustainable Practices, Recycling or Circular Economy, Transparency.

Lever for Change: Select up to 3 ways your work is helping to transform the industry.

Data, Organizing, Technology.

Is your project targeted at solving any of the following key barriers?

Hidden from View: Conditions in Forests, Farms, and Factories are Only Visible to a Select Few, Consumers Aren't Motivated to Care: Neither Compelling Reasons Nor Easy Means to Change Consumption Habits, Sustainability is Not Yet in the DNA: Fast Fashion’s Current Model Disincentivizes Value-Driven Economies.

Does your project utilize any of the innovative design principles below?

Unite More than Voice: Tap into Community Capital and Collective Resources, Transform the Chain into a Web: Link Unlikely Sectors that Open New Pathways to Sustainability.

Innovation Inspiration: When you first conceived of your project, did you think of it as applicable to the apparel industry?

yes

If you answered "no" to the previous question, which industry was your project originally aimed at transforming?

● Replicating in the Apparel Industry: If your project didn't initially target the apparel industry, how are you specifically tailoring it to do so now?
Are you nurturing or inspiring others to be changemakers? If so, how?

Sou professor e pesquisador. Agora mesmo, estou participando como palestrante no Simpósio Brasileiro de Design Sustentável.

● Tell us about the partnerships that enhance your approach. How have you collaborated with others in the industry to increase your impact?

todos nossos projetos são realizados com a indústria (Tigre, Whirlpool, etc)

randomness