Sorrisos Jovens na Guiné Bissau

Sorrisos Jovens na Guiné Bissau

Porto, PortugalBissau, Guinea-Bissau
Organization type: 
nonprofit/ngo/citizen sector
Project Stage:
Established
Budget: 
$100,000 - $250,000
Project Summary
Elevator Pitch

Concise Summary: Help us pitch this solution! Provide an explanation within 3-4 short sentences.

A MAS é uma ONG que se dedica em exclusivo à saúde oral, tendo como objetivo a universalidade do acesso à mesma.

About Project

Problem: What problem is this project trying to address?

A República da Guiné-Bissau é um pequeno país de África Ocidental com 1,3 milhões de habitantes, que em tempos foi colónia portuguesa. Com a independência, o Governo começou a organizar um serviço de saúde que abrangesse a população de forma gratuita. No entanto, apesar de ser uma prioridade, o Sector da Saúde vive com cerca de 90% da assistência externa. Relativamente à Saúde Oral, existem cerca de 4 médicos dentistas, todos concentrados em Bissau. A população não se encontra sensibilizada para a higiene oral, sendo ainda bastante utilizado o pau de madeira e o carvão como instrumentos de limpeza dentária.

Solution: What is the proposed solution? Please be specific!

A solução a longo prazo passa pela prevenção, assim a MAS desenvolve campanhas de prevenção com as crianças em ambiente escolar tendo já benecifiado deste tipo de acção mais de 10.000 crianças, no entanto, a curto prazo é necessário colmatar as falhas existentes e promover tratamentos dentários de qualidade e realizados por profissionais da saúde devidamente qualificados. Em 2008 a Mundo a Sorrir, em parceria com o Orfanato Casa Emanuel criou uma clínica dentária para apoiar a população mais desfavorecida da Guiné, enviando periodicamente Médicos Dentistas portugueses para realizarem tratamentos. Paralelamente, é dada formação técnica aos profissionais de saúde que trabalham na área, não pretendemos interferir com questões éticas e e religiosas, tentando desta forma promover os ensinamentos básicos que os profissionais necessitam.
Impact: How does it Work

Example: Walk us through a specific example(s) of how this solution makes a difference; include its primary activities.

O envio constante de médicos dentistas para trabalhar nesta clínica faz com que o projecto seja contínuo e que a população beneficie a tempo inteiro deste serviço. Em todos os outros serviços onde são realizados tratamentos dentários na cidade de Bissau, as condições de higiene e assepsia são escassas e a falta de conhecimento de técnicas e de utilização de materiais dos técnicos que ali trabalham é uma realidade. Igualmente, as alternativas de tratamento dadas à extracção dentária são reduzidas acabando a população na maior parte das vezes por perder peças dentárias que poderiam ser mantidas. As acções de formação direccionadas aos profissionais de saúde e curandeiros, visam transmitir informações relativas a aspectos básicos de desinfecção e assepsia, infecção cruzada e temas primários da medicina dentária, como a anestesiologia, farmacologia e reabilitação. Estamos a par da realidade em que estas pessoas vivem e das crenças religiosas que tem, não querendo por isso interferir com a estabilidade emocional das comunidades, pretendemos apenas transmitir informação que vai ajudar os curandeiros e profissionais de saúde a melhor utilizar as suas ferramentas de trabalho, e evitar contaminação e transmissão de doenças.
Sustainability

Marketplace: Who else is addressing the problem outlined here? How does the proposed project differ from these approaches?

A Fundação AMI está presente na Região Sanitária de Bolama desde o ano 2000, com o objetivo de contribuir para o bem-estar social e melhoria das condições de saúde da população. A ONG Saúde em Português tem desenvolvido o seu trabalho em Bafatá, procurando promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população. A Mundo a Sorrir procura desenvolver acções de colaboração e cooperação com organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau, promover o apoio às acções no terreno e assegurar a continuidade do trabalho no país e ainda desenvolver novos projectos de ajuda ao desenvolvimento.
Team

Founding Story

Desde 2005, a MAS tem desenvolvido acções na Guine Bissau. Depois de uma missão inicial para determinar as necessidades essenciais concluiram-se as seguintes falhas: material médico em más condições de armazenamento e fora de validade, materias a serem utilizados incorrectamente, falta de conhecimentos tecnicos, falta de pessoal qualificado e de infraestruturas, assim,resolvemos actuar a 3 níveis: formação aos profissionais de saúde que trabalham nesta área específica, palestras sobre prevenção das patologias orais à população em geral e realização de tratamentos dentários. Paralelamente entregamos material médico de qualidade nos hospitais públicos e centros médicos que nos pedem ajuda. Acreditamos que a saúde oral deve ser um direito universal e, uma vez que isto não se verificava na Guiné, resolvemos actuar e colmatar esta falha do sistems de saúde público.
About You
Organization:
Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses
About You
First Name

Mariana

Last Name

Dolores

About Your Organization
Organization Name

Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses

Organization Country

, PO, Porto

Country where this project is creating social impact

, BS, Bissau

How long has your organization been operating?

More than 5 years

The information you provide here will be used to fill in any parts of your profile that have been left blank, such as interests, organization information, and website. No contact information will be made public. Please uncheck here if you do not want this to happen..

Innovation
How long have you been in operation?

Operating for 1‐5 years

Which of the following best describes the barrier(s) your innovation addresses? Choose up to two

Quality, Equity.

Social Impact
Please describe the goal of your initiative; outline what you are trying to achieve

A Saúde Oral de um individuo é parte integrante da sua saúde em geral e desta forma, não havendo saúde oral, não se pode pensar numa população saudável. O obectivo principal é melhorar a saúde oral da população reduzindo a prevalência da doença cárie e de todas as outras patologias adjacentes.
Crianças com dor de dentes não tem, comprovadamente, um bom rendimento escolar, assim como adultos na mesma situação são afectados na sua profissão e vida social.
Queremos reduzir estas situações, diminuir as desigualdades de acesso a cuidados de saúde oral e melhorar a qualidade de vida da população.

What has been the impact of your solution to date?

Desde que o projecto foi iniciado enviamos 46 Médicos Dentistas voluntários e beneficiaram do nosso projecto 10.000 pessoas directamente e 25.000 indirectamente.
Enviamos 12 toneladas de material, nomeadamente material consumível e instrumental e em 2011 enviamos um autoclave, um aparelho de raio x portátil e uma estufa entre outros, de forma a melhorar as condições da clínica.
Actualmente temos uma voluntária que permanecerá no terreno por um período de 9 meses, o que está aumentar grandemente o número de beneficiários: mais tratamentos são realizados, mais instituições são abrangidas, mais crianças recebem formação básica e mais profissionais recebem formação técnica. Estamos durante este período a alargar a nossa actuação a outras cidades como Bafatá, Gabu, Nhoma, Engoré entre outras.

What is your projected impact over the next five years?

Durante os próximos 5 anos pretendemos alargar a nossa actuação a mais cidades, abrangendo mais instituições e desta forma beneficiando um número maior da população.
Prevemos que o número de semanas que cada Dentista permanece no terreno venha a aumentar, bem como o número de voluntários que participa, nomeadamente Higienistas orais e protésicos.
Assim, pretendemos que os nossos resultados tenham um aumento de pelo menos 1/3 do obtido nestes últimos 6 anos.

What barriers might hinder the success of your project? How do you plan to overcome them?

A crise financeira não está a ajudar em nada o desenvolvimento deste tipo de projecto, os cortes que todos temos verificado têm deixado pouca margem de manobra para ajudas externas deste tipo.
O facto de a Medicina Dentária ser por muitos considerada como uma área menos importante da Medicina tambem não ajuda, no entanto, nos últimos 6 anos temos andado a combater com sucesso este último aspecto. E com a ajuda de todos os nossos voluntários e patrocinadores acreditamos que as falhas monetárias não hão-de ser suficientes para que não possamos alcançar os nossos objectivos.
O esforço constante que depositamos neste projecto é a base para que o projecto seja um sucesso.

Winning entries present a strong plan for how they will achieve and track growth. Identify your six-month milestone for growing your impact

Maximizar o número de tratamentos e de beneficiários directos, aproveitando o voluntário que temos nestes 6 meses próximos.

Identify three major tasks you will have to complete to reach your six-month milestone
Task 1

Tratamentos dentários

Task 2

Acções de formação aos profissionais de saúde

Task 3

Palestras preventivas para as crianças

Now think bigger! Identify your 12-month impact milestone

Considerando todos os factores já mencionados em 2012 pretendemos abranger o triplo de beneficiários de 2011.

Identify three major tasks you will have to complete to reach your 12-month milestone
Task 1

Mesmas 3 acções descritas acima

Task 2

Recrutamento de mais Médicos

Task 3

Angariação de mais fundos

Sustainability
Tell us about your partnerships

O Orfanato Casa Emanuel é uma instituição que dá apoio a crianças desvaforecidas e orfãs, começando por construir um orfanato e uma escola, e mais tarde alargou a sua área de actuação construindo um Hospital, no qual se encontra a clínica da MAS. Actualmente encontra-se em construção um segundo orfanato.

Are you currently targeting other specific populations, locations, or markets for your innovation? If so, where and why?

Planeamos alargar o projecto a outras cidades da Guine, nomeadamente a Engoré, onde o nosso parceiro local está a começar a construir uma infraestrutura identica à de Bissau.
Futuramente pretendemos alargar a outros países africanos, nomeadamente São Tomé e Principe e Moçambique.

What type of operating environment and internal organizational factors make your innovation successful?

A Mundo a Sorrir está estruturada em departamentos.
O Departamento Internacional e o Departamento de Coordenação e Gestão de Projectos trabalham em sintonia na elaboração de candidaturas internacionais, tendo por base os resultados obtidos até ao momento (sucessos versus situações a melhorar) e a capacidade técnica e financeira da organização para a implementação do projecto.

Please elaborate on any needs or offers you have mentioned above and/or suggest categories of support that aren't specified within the list

Como associação de Médicos Dentistas pro-bono, a Mundo a Sorrir não dispoe de muitos fundos para recursos humanos e desta forma as áreas de Marketing ficam descuidadas em prol dos projectos em si. Falta-nos capacidade financeira para ter recursos humanos em diversas áreas.